Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Presbiopia: causas, sintomas e tratamentos

Presbiopia: causas, sintomas e tratamentos
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Saiba tudo sobre essa condição ocular associada ao envelhecimento, também conceituada popularmente como “vista cansada”

A presbiopia é um distúrbio visual comum que afeta muitas pessoas à medida que envelhecem. Também conhecida como “vista cansada”, essa condição é caracterizada pela perda gradual da capacidade de enxergar objetos próximos com nitidez.

Diferente da miopia (dificuldade em enxergar objetos distantes) e da hipermetropia (dificuldade em enxergar objetos próximos), a presbiopia é causada por uma diminuição na flexibilidade do cristalino, uma estrutura dos olhos que permite o foco em diferentes distâncias.

Com o envelhecimento, o cristalino se torna mais rígido, dificultando o seu ajuste para a visão de perto. Esse fenômeno geralmente começa a se manifestar a partir dos 40 anos e pode progredir até os 60 anos, tornando a leitura, escrita e outras atividades de perto mais desafiadoras.

Agende sua consuta agora mesmo com a Clínica de Olhos!

Causas e fatores de risco da presbiopia

A presbiopia é causada pelo processo natural de envelhecimento do olho. A estrutura do cristalino, uma lente natural do olho, começa a perder sua elasticidade à medida que a pessoa envelhece.

Essa perda de flexibilidade dificulta o ajuste do foco em objetos próximos, tornando a visão de perto mais embaçada e desfocada. Conforme já mencionado, esse processo costuma começar a se manifestar por volta dos 40 anos e tende a progredir até os 60 anos, quando a doença atinge seu ponto máximo.

Quanto aos fatores de risco, a presbiopia afeta a maioria das pessoas conforme envelhecem, não sendo uma condição que possa ser evitada. Porém, alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento ou agravamento da presbiopia, como histórico familiar de vista cansada, uma vez que a genética pode desempenhar um papel importante na predisposição à condição.

Além disso, indivíduos que têm outros problemas oculares, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, podem notar a presbiopia mais cedo ou com maior intensidade. Outros fatores de risco incluem doenças sistêmicas, como diabetes, que podem afetar a saúde ocular e contribuir para o desenvolvimento da presbiopia.

Sinais e sintomas da presbiopia

Dentre os principais sintomas da presbiopia, podemos destacar alguns abaixo, para que você fique atento e busque orientação médica:

  • Dificuldade em enxergar objetos próximos com clareza, principalmente ao ler, escrever, trabalhar em dispositivos eletrônicos de perto ou realizar tarefas detalhadas;
  • A necessidade de afastar objetos, como livros ou smartphones, para conseguir enxergá-los melhor;
  • Visão embaçada ou desfocada ao olhar para perto, especialmente em condições de pouca luz;
  • Esforço visual excessivo e fadiga ocular após atividades de perto prolongadas;
  • Dificuldade em fazer a transição entre a visão de perto e a visão de longe de forma rápida e confortável;
  • Aumento da necessidade de iluminação adequada para realizar tarefas de perto.

Veja com clareza: dê adeus a presbiopia

Agende uma consulta

Diagnóstico da presbiopia

O diagnóstico da presbiopia é realizado por um oftalmologista durante uma consulta oftalmológica de rotina ou quando o paciente busca ajuda devido a sintomas relacionados à dificuldade em enxergar de perto.

Durante o exame, o oftalmologista realiza uma série de testes visuais, incluindo a medição da acuidade visual de perto e de longe, para avaliar a capacidade do paciente de focalizar em diferentes distâncias. Além disso, o médico pode realizar exames específicos para verificar a saúde ocular a fim de confirmar a presbiopia.

Para confirmar o diagnóstico, o especialista pode também realizar o exame de refração, onde o paciente é solicitado a ler letras ou números em uma tabela à distância e próxima, enquanto o médico ajusta diferentes lentes para encontrar a correção adequada para a visão de perto.

Caso a presbiopia seja detectada, o oftalmologista discutirá as opções de tratamento, como o uso de óculos de leitura, lentes de contato multifocais ou outros tipos de correção visual, para proporcionar uma visão mais clara e confortável para o paciente em atividades de perto.

Tratamento da presbiopia

O tratamento da presbiopia visa corrigir a dificuldade de enxergar objetos de perto com nitidez. Uma das opções mais comuns e eficazes é o uso de óculos de leitura, também conhecidos como óculos de vista cansada.

Esses óculos têm lentes convexas que ajudam a focar a luz corretamente na retina, compensando a perda de flexibilidade do cristalino. A clínica oftalmológica irá prescrever a correção visual adequada com base na medida do grau da presbiopia e nas necessidades individuais do paciente.

Além dos óculos de leitura, outras opções de tratamento incluem o uso de lentes de contato multifocais, que possuem diferentes graus de correção para visão de perto e de longe, permitindo maior versatilidade visual.

Em casos específicos e com recomendação médica, a cirurgia refrativa, como o implante de lentes intraoculares multifocais ou a correção a laser, também pode ser considerada para corrigir a presbiopia.

No entanto, é importante que o paciente discuta todas as opções com o oftalmologista para determinar o tratamento mais adequado às suas necessidades e condições visuais. O tratamento correto proporciona uma visão mais clara e confortável de perto, permitindo que o paciente continue a realizar atividades cotidianas com facilidade e comodidade.

Prevenção da presbiopia

Infelizmente, a presbiopia não pode ser prevenida, pois é causada pelo processo natural de envelhecimento do olho. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para cuidar da saúde ocular e garantir um melhor conforto visual durante o processo de envelhecimento.

É importante realizar exames oftalmológicos regulares, especialmente após os 40 anos, para detectar e diagnosticar precocemente a presbiopia e outras doenças oculares. Além disso, adotar hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada rica em nutrientes benéficos para os olhos, evitar o tabagismo e proteger os olhos da exposição excessiva à luz solar e ao uso prolongado de dispositivos eletrônicos também podem contribuir para a saúde ocular geral.

Prognóstico e possíveis complicações

O prognóstico para a presbiopia é, em geral, bom, já que a enfermidade é uma parte natural do envelhecimento e não representa um risco grave para a saúde ocular. Com o tratamento adequado, que geralmente envolve o uso de óculos de leitura ou lentes de contato multifocais, a maioria das pessoas pode obter uma visão mais clara e confortável para atividades de perto.

Os óculos de leitura proporcionam uma correção simples e eficaz para a presbiopia, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes, permitindo-lhes ler, trabalhar em dispositivos eletrônicos e realizar outras tarefas de perto com facilidade.

Em termos de complicações, a presbiopia em si não causa danos graves à visão ou problemas oculares sérios. No entanto, a falta de tratamento ou correção adequada pode levar a desconforto ocular e fadiga visual, especialmente ao realizar atividades que exigem foco em objetos próximos por longos períodos.

Entre em contato e agende uma consulta na Clínica de Olhos com a nossa equipe médica qualificada.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Entre em contato
e agende uma visita.