Saiba o que é a blefaroplastia, quando é indicada e quais resultados esperar
Os efeitos do envelhecimento no rosto são, muitas vezes, causas de preocupação entre as pessoas. Nesse sentido, as pálpebras são áreas muito afetadas, podendo trazer prejuízos estéticos, como o aspecto de cansaço, quanto funcionais, quando começa a haver redução do campo de visão.
Por esse motivo, muitas pessoas procuram soluções para melhorar a aparência e a funcionalidade da região. Uma das possibilidades é a cirurgia de blefaroplastia.
Desejo realizar uma blefaroplastia!
O que é blefaroplastia?
A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que visa a remoção do excesso de pele, de parte do músculo palpebral e de gordura nas pálpebras inferiores ou superiores que dão ao rosto um aspecto de cansaço.
Conforme mencionado anteriormente, a cirurgia, além de estética, pode ser funcional, pois, dependendo da quantidade de pele e de gordura, pode haver redução do campo de visão lateral.
O procedimento costuma ser indicado para pessoas acima dos 40 anos, quando pode-se observar os efeitos do envelhecimento de maneira mais acentuada. À medida que a pele envelhece, ela perde gradualmente sua elasticidade. A falta de elasticidade, combinada com a força da gravidade, faz com que o excesso de pele se acumule nas pálpebras superiores e inferiores. A blefaroplastia pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou em ambas.
Quais são os tipos de blefaroplastia?
A blefaroplastia pode ser realizada na pálpebra superior e inferior, sendo classificada de acordo com a pálpebra operada ou como completa, quando a cirurgia é realizada em ambas ao mesmo tempo.
Desejo realizar uma blefaroplastia!
Para quem a blefaroplastia é indicada?
A blefaroplastia pode ser uma opção nos seguintes casos:
- Pálpebras superiores caídas;
- Excesso de pele das pálpebras superiores que bloqueia parcialmente a visão periférica;
- Excesso de pele nas pálpebras inferiores;
- Bolsas sob os olhos
- Excesso de flacidez nas pálpebras;
- Casos de ptose (queda da pálpebra devido ao enfraquecimento do músculo palpebral);
- Remoção de xantelasma (bola de colesterol que pode se formar na pálpebra);
- Excesso de rugas finas na pálpebra inferior.
Como a cirurgia de blefaroplastia é realizada?
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a blefaroplastia deve ser realizada em ambiente ambulatorial com a aplicação de anestésicos nas pálpebras.
Quando a blefaroplastia é realizada nas pálpebras superiores, o cirurgião realiza uma incisão ao longo da dobra da pálpebra para que sejam removidos excesso de pele, parte do músculo palpebral e gordura. Em seguida, é feita a sutura do corte. Os pontos são retirados após cerca de uma semana.
Na pálpebra inferior, a blefaroplastia pode ser feita de duas formas: pela via transconjuntival (sem cortes) ou com incisão — nesse caso, além da gordura, há também excesso de pele a ser retirado. O cirurgião remove ou redistribui o excesso de gordura, músculo e flacidez da pele e, em seguida, sutura a incisão. Assim como é feito na blefaroplastia nas pálpebras superiores, nas inferiores os pontos também são retirados após uma semana
O tempo de duração da blefaroplastia depende de cada caso e da técnica cirúrgica escolhida pelo médico — em geral, demora de 40 a 60 minutos. No entanto, a blefaroplastia pode levar cerca de duas horas se as pálpebras superior e inferior forem feitas ao mesmo tempo. Outro fator considerado no tempo de duração da cirurgia é se a gordura será reposicionada.
A blefaroplastia pode ser feita junto com outros procedimentos estéticos, como o lifting de sobrancelha, lifting facial ou skin resurfacing.
Desejo realizar uma blefaroplastia!
Cuidados no pós-operatório
Após finalizada a blefaroplastia, o paciente permanece algumas horas na sala de recuperação até que receba alta – que geralmente é dada no mesmo dia da cirurgia.
O paciente pode apresentar, depois da blefaroplastia:
- Visão turva, devido à pomada lubrificante que é aplicada aos olhos;
- Lacrimejamento;
- Sensibilidade à luz;
- Visão dupla;
- Pálpebras inchadas e dormentes;
- Inchaço e hematomas no local;
- Dor ou desconforto.
Em casa, é necessário seguir as recomendações médicas e os cuidados indicados pelo cirurgião, como:
- Fazer compressas de gelo nos olhos por 10 minutos a cada hora na noite após a blefaroplastia. Nos dias seguintes, as compressas podem ser aplicadas de quatro ou cinco vezes ao longo do dia;
- Usar os colírios ou pomadas prescritas pelo médico;
- Dormir com a cabeça elevada nos primeiros dias após o procedimento;
- Usar óculos escuros para proteger a pele das pálpebras do sol e do vento;
- Utilizar os medicamentos recomendados pelo médico nos casos de dor;
- Higienizar o local com água e sabonete neutro.
Desejo realizar uma blefaroplastia!
Além disso, deve-se evitar, durante o processo de recuperação da blefaroplastia:
- Realizar atividades físicas durante um mês;
- Ficar exposto à fumaça;
- Esfregar os olhos;
- Usar lentes de contato por cerca de duas semanas;
- Expor-se diretamente ao sol por, no mínimo, dois meses;
- Fumar e consumir bebidas alcoólicas.
Assim como ocorre com todo procedimento cirúrgico, a blefaroplastia pode trazer riscos, incluindo reação à anestesia. Além deste, podem ocorrer:
- Infecção e sangramento nas incisões;
- Olhos secos e irritados;
- Dificuldade em fechar os olhos ou outros problemas nas pálpebras;
- Cicatrizes perceptíveis;
- Lesão dos músculos oculares;
- Mudança no tom na pele;
- Visão temporariamente turva ou, raramente, perda de visão.
Desejo realizar uma blefaroplastia!
O que esperar dos resultados?
Inchaços e hematomas são comuns após uma cirurgia como a blefaroplastia, mas esses incômodos costumam desaparecer em cerca de 10 dias após o procedimento.
O resultado da blefaroplastia pode ser observado após cicatrização completa da área operada, o que pode levar aproximadamente seis meses.
O importante é que, para muitos pacientes, a realização da blefaroplastia promove um aumento da autoestima e da autoconfiança, além da melhora da aparência e da eliminação do ar de cansaço que a queda das pálpebras pode causar.
Os resultados da cirurgia podem durar a vida toda, principalmente quando o paciente tem um estilo de vida saudável, mas pode ocorrer de as pálpebras voltarem a cair e ser necessário um novo procedimento. Já a blefaroplastia de pálpebras inferiores raramente precisa ser refeita.
Converse com o seu médico, esclareça todas as suas dúvidas e alinhe expectativas para que os resultados desejados e possíveis sejam alcançados.
Entre em contato e agende uma consulta na Clínica de Olhos com a nossa equipe médica qualificada.
Fontes: