Biomicroscopia de fundo

A biomicroscopia de fundo é um exame oftalmológico que permite a avaliação detalhada do fundo de olho, indicado para pacientes com diversas condições oculares

A região ocular conhecida como “fundo de olho” é rica em estruturas vasculares e nervosas, que permitem a formação da imagem e a transmissão dessa informação às áreas correspondentes no cérebro. Assim, quando os tecidos dessa região são alterados, pode haver danos irreversíveis à visão.

Por isso, na vigência de sinais e sintomas ou fatores de risco para quadros oftalmológicos graves, é preciso consultar um oftalmologista e realizar a biomicroscopia de fundo, exame que permite identificar doenças diversas, como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma, retinopatia hipertensiva, entre outras. Essas doenças, se não diagnosticadas e tratadas precocemente, podem levar à perda irreversível da visão.

Agende seu exame de biomicroscopia de fundo!

O que é a biomicroscopia de fundo?

A biomicroscopia de fundo é um exame oftalmológico indolor e rápido que permite visualizar as estruturas internas do fundo do olho, principalmente a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos que as nutrem. Essa técnica diagnóstica pode ser realizada tanto no consultório médico quanto em clínicas oftalmológicas especializadas.

Como funciona o exame?

Durante a biomicroscopia de fundo, o médico oftalmologista utiliza um aparelho chamado biomicroscópio, que é equipado com lentes especiais e iluminação intensa, para visualizar as estruturas localizadas mais ao fundo do globo ocular. Para isso, o paciente é posicionado em frente ao aparelho, de forma que o médico possa examinar seu olho através de uma lente específica e observar, em detalhes, as estruturas internas.

O exame é indolor e dura cerca de 15 a 30 minutos. Em alguns casos é possível que o médico utilize colírios para dilatar a pupila do paciente e obter uma melhor visualização do fundo do olho durante a biomicroscopia de fundo.

Faça o exame de Biomicroscopia de fundo com a Clínica de Olhos!

Para quem é indicado?

Dado que a biomicroscopia de fundo permite identificar doenças que acometem a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos, esse exame é indicado para pacientes que apresentam, entre outros sintomas ou condições que podem afetar essas estruturas, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, miopia de alto grau ou histórico familiar de doenças oculares.

Além disso, pacientes idosos podem se beneficiar da biomicroscopia de fundo durante os exames oftalmológicos de rotina, pois essa técnica também permite identificar o surgimento ou a vigência da degeneração macular, uma condição relacionada com a idade e uma das principais causas de perda da visão em pessoas acima de 60 anos.

Orientações para fazer a biomicroscopia de fundo

Antes de fazer a biomicroscopia de fundo, é importante seguir algumas orientações para que o exame seja realizado de forma eficaz e segura, de forma a obter, assim, um bom resultado. Portanto, algumas das recomendações de médicos e de clínicas especializadas são:

• Levar os óculos ou lentes de contato de uso habitual;
  • Não usar maquiagem na região dos olhos;
  • Evitar o uso de cremes e pomadas na área dos olhos;
  • Informar ao médico caso esteja usando algum medicamento ocular ou sistêmico;
  • Evitar alimentos e bebidas estimulantes, como café e energéticos, antes do exame;
  • Levar um acompanhante para ajudar no deslocamento, caso seja necessário dilatar a pupila para fazer a biomicroscopia de fundo.

Resultado da biomicroscopia de fundo: que doenças ela identifica?

Dentre as diversas doenças que afetam toda a estrutura ocular, a biomicroscopia de fundo permite identificar aquelas que acometem a região mais interna: o fundo de olho.

Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade é uma das principais causas de perda de visão em pessoas com mais de 60 anos. Trata-se de uma doença que afeta a mácula, região central da retina em que a imagem nítida e detalhada é formada para então ser processada e enviada ao cérebro.

Descolamento de retina

Diversos motivos podem levar ao descolamento de retina, sendo que a biomicroscopia de fundo é o exame mais fundamental para confirmar o diagnóstico. Nessa condição, a retina se separa da camada de tecido que a nutre e sustenta, chamada de coroide, podendo causar perda parcial ou total da visão se não tratada imediatamente.

Retinopatia diabética

Essa é uma alteração ocular decorrente do diabetes descontrolado por um longo tempo, que causa lesões e alterações nos vasos sanguíneos da retina, a região do fundo do olho em que a imagem é formada. Portanto, pacientes com diabetes devem fazer um acompanhamento regular com o oftalmologista e manter controlados os níveis de glicose sanguínea.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença ocular caracterizada pela degeneração das células nervosas que compõem o nervo óptico, podendo levar à cegueira irreversível. Todas as pessoas acima dos 40 anos precisam fazer exame de avaliação com biomicroscopia de fundo para identificar se têm glaucoma, pois os sintomas só aparecem quando as lesões do nervo já são irreversíveis.

Tumores oculares

São lesões que podem se desenvolver em diferentes partes do olho, incluindo as estruturas de fundo, como a retina e o nervo óptico. Os tumores oculares podem ser benignos ou malignos e requerem tratamento adequado para evitar a perda de visão e outras complicações. Pessoas com perda gradual de visão ou histórico familiar de tumor ocular devem estar mais atentas.

Hemorragias retinianas

Esses sangramentos no fundo do olho são causados pela ruptura de vasos sanguíneos na retina e podem ter origem em diferentes condições, como o diabetes, hipertensão arterial sistêmica e doenças diversas da retina. Além disso, alguns estudos indicam que pode haver uma relação entre as hemorragias retinianas e o glaucoma, mas esse tema ainda é objeto de estudo e debate no meio científico.

Doenças da coroide

A saúde do globo ocular está diretamente relacionada com a irrigação e hidratação dos tecidos. Assim, as doenças que afetam a coroide (camada de tecido vascular que sustenta a retina) – como a coroideremia e a degeneração macular miópica – podem levar à perda irreversível da visão, mas podem ser detectadas na biomicroscopia de fundo.

Onde fazer a biomicroscopia de fundo?

A biomicroscopia de fundo pode ser realizada em consultórios médicos oftalmológicos ou em clínicas especializadas. Para garantir que o procedimento seja seguro e que os resultados sejam fidedignos, é fundamental escolher um profissional ou uma equipe médica qualificada e experiente.

Caso você tenha fatores de risco para doenças de fundo de olho ou outras indicações para a realização do exame, consulte seu médico oftalmologista ou procure por clínicas de olhos e unidades de saúde especializadas.

Entre em contato e agende uma consulta na Clínica de Olhos com a nossa equipe médica qualificada.

Revista USP

Protocolo Oftalmologia Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo