Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Topografia Corneana

Topografia Corneana
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda mais sobre o que um dos exames mais importantes da oftalmologia, a topografia corneana, pode ajudar a identificar

A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho, permitindo a entrada de luz. Ela também é responsável por cerca de 70% do foco do olhar. Manter a saúde dessa parte do olho é fundamental para evitar doenças. Para isso, alguns exames periódicos podem ser indicados, como é o caso da topografia corneana.

Continue a leitura e entenda mais sobre como o exame de topografia corneana, ou topografia da córnea, pode te ajudar a manter a saúde das córneas.

Agende seu exame de topografia corneana com a Clínica de Olhos!

O que é topografia corneana?

Um dos exames mais importantes da oftalmologia, a topografia corneana, ou topografia da córnea, mapeia a córnea, avaliando toda sua a curvatura. Ele é indicado para diagnosticar, monitorar e tratar várias condições oculares. Para identificar algumas doenças, a topografia da córnea pode ser utilizada em conjunto com outros teste.

Além disso, esse exame pode ser feito no pré e pós-operatório de algumas cirurgias oftalmológicas, ajudando o médico a saber se o paciente pode realizar determinado procedimento ou se o procedimento funcionou.Como funciona a topografia corneana?

O exame é simples, feito em consultório e indolor, pois a única coisa que atinge o seu olho é a luz. Não é necessário uso de colírio, pois ele pode alterar a leitura do equipamento utilizado.

A topografia corneana é feita com o paciente sentado em uma cadeira, de frente para um aparelho chamado topógrafo. Depois, ele deve aproximar o rosto do aparelho e olhar para alguns anéis, chamado Disco de Plácido. Esses anéis refletem luz e, como a córnea é a parte do olho responsável pela entrada de luz, o exame evidencia quantidade refletida. Enquanto você olha para essas luzes, são tiradas fotografias que mapeiam toda a superfície da córnea.

É possível saber em quais áreas entraram mais ou menos luz, o que possibilita conhecer a curvatura da córnea e identificar possíveis inadequações. O software acoplado ao tomógrafo registra superfície ocular e gera diversas imagens de como a luz se adaptou à córnea. Essa varredura leva poucos segundos, porém, pode ser necessário refazer algumas vezes, pois o rosto deve ficar totalmente imóvel. Em cerca de 10 minutos, o exame foi feito.

Para quem a topografia da córnea é indicada?

A topografia da córnea pode ser indicada para pessoas em pré ou pós-operatório, além de alguns diagnósticos. Veja:

  • Medir a córnea, avaliando a sua curvatura;
  • Diagnosticar doenças da córnea, como o ceratocone, que afeta a estrutura da córnea;
  • Ajudar a identificar o astigmatismo;
  • Pós e pré-operatório de algumas cirurgias, como as refrativas, cataratas e transplantes de córnea;
  • Avaliar a adaptação do olho à lente de contato;
  • Avaliar a evolução e degeneração da córnea.

Se o seu médico solicitou a topografia corneana, é importante realizá-la.

Faça o exame de Topografia Corneana com a Clínica de Olhos!

Agende uma consulta

Cuidados para a realização da topografia corneana

Como o exame da topografia da córnea é simples, não é necessário nenhum preparo especial, mas para garantir a fidelidade do exame, pode ser necessário seguir algumas orientações para o pré e pós-exame. Confira as orientações do que fazer antes do exame:

  • Evitar o uso de lentes de contato 15 dias antes;
  • Evitar usar creme no rosto e maquiagem, especialmente as que são usadas na região dos olhos, como rímel e lápis;
  • Lavar bem o rosto e limpar cílios e pálpebras com sabonete líquido neutro e água.

Além disso, o pós-exame também é simples, mas alguns cuidados podem aliviar o incômodo, como evitar coçar os olhos. O paciente pode voltar normalmente para casa.

Resultado da topografia da córnea: que doenças ela identifica?

Após análise, o médico deve ter resultados precisos sobre a condição da superfície da córnea, com isso, ele poderá identificar alguns problemas, tais como:

Doenças da córnea – há quatro três principais de doenças da córnea que a topografia corneana poderá identificar:

  • Ceratocone: enfermidade que altera a estrutura da córnea e faz com que ela se projete para frente;
  • Deformidades da córnea: quando a córnea não possui tamanho adequado;
  • Astigmatismo irregular ou regular: o astigmatismo regular ocorre quando a córnea é curva mais em uma direção do que em outra. Já o irregular, que é mais raro, ocorre quando a curvatura da córnea não é uniforme;
  • Miopia ou hipermetropia: ajuda a identificar curvaturas centrais mais acentuadas ou mais planas, características dos erros de refração.

Onde fazer a topografia da córnea?

Ainda que o exame de topografia corneana seja simples e realizado na consulta com o oftalmologista, é fundamental contar com o apoio e orientação de um time capacitado e especializado, que irá atender às necessidades que você precisa.

Na Clínica de Olhos, você encontra profissionais com mais de 40 anos de experiência que têm como foco principal o atendimento humanizado e alta qualidade técnica. A Clínica dispõe de um rol de exames, entre eles, a topografia corneana.

Há também uma equipe multidisciplinar composta por profissionais com subespecialidades da área oftalmológica, o que permite ofertar tratamento individualizado, com um olhar único para cada paciente.

Entre em contato e agende uma consulta na Clínica de Olhos com a nossa equipe médica qualificada.

Fontes:

Academia Americana de Oftalmologia

Optometrists Network

Primare Eye Care Center

Entre em contato
e agende uma visita.