Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Como funciona a primeira consulta no oftalmologista?

Como funciona a primeira consulta no oftalmologista?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Consultar-se regularmente com um oftalmologista é essencial para identificar precocemente doenças oculares e prevenir a perda da visão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 1 bilhão de casos de falta de visão poderiam ser evitados ou até mesmo solucionados se fossem diagnosticados e tratados precocemente. Nesse sentido, passar regularmente em uma consulta com o oftalmologista é um cuidado essencial para identificar doenças que podem levar à dificuldade para enxergar caso não sejam tratadas de maneira preventiva e precoce.

Vale lembrar que a visão é um dos sentidos mais importantes do organismo, sendo diretamente afetada pelo estilo de vida do indivíduo, pela genética e pela presença de doenças específicas. Os exames realizados em uma consulta com o oftalmologista podem não apenas revelar a origem de alterações oculares, mas auxiliar no diagnóstico de enfermidades autoimunes ou infecciosas.

Qual a idade certa para a primeira consulta no oftalmologista?

Não existe uma idade considerada ideal para a primeira consulta oftalmológica, mas muitos profissionais recomendam que as crianças sejam avaliadas aos 6 meses de vida, aproximadamente. A partir de então, é recomendado que os pequenos passem por um acompanhamento anual até os 4 anos de idade e, depois disso, a visita ao profissional pode ser realizada a cada 2 anos, caso nenhum problema seja identificado.

Os olhos são órgãos que alcançam a fase adulta aos 7 anos, em média, apresentando maior desenvolvimento nos primeiros 12 meses de vida. Por isso, os cuidados com a visão de uma pessoa devem ser iniciados logo após o nascimento, quando a criança é submetida a testes que analisam como seus olhos reagem a estímulos e luz. Dessa forma, é possível detectar precocemente qualquer tipo de alteração.

Quanto custa uma consulta oftalmológica?

Precificar uma consulta com o oftalmologista pode ser uma tarefa difícil, pois existem variados fatores que influenciam neste valor, como localização e perfil da clínica. Não existe uma tabela definindo os valores das consultas oftalmológicas, porém, consultas com oftalmologistas que possuem subespecialidades em retina, córnea, estrabismo, entre outros, podem ter um acréscimo no valor.

Em alguns casos, podem ser solicitados exames que não fazem parte da consulta oftalmológica, mas são necessários para a elucidação do diagnóstico e prognóstico, fato este que também pode elevar o valor do serviço prestado.

Agende sua consulta com a Clínica de Olhos!

Agende uma consulta

As consultas oftalmológicas são diferentes em cada fase da vida?

As necessidades oftalmológicas podem, sim, ser diferentes em cada fase da vida de uma pessoa. Isso significa que cada faixa etária demanda um tipo de consulta com o oftalmologista. Entenda melhor a seguir:

Consulta oftalmológica em bebês

Os cuidados com a visão do bebê devem ser iniciados ainda no pré-natal, quando são realizados exames que ajudam no diagnóstico de condições que podem prejudicar o desenvolvimento da criança. A capacidade visual da criança se desenvolve aos poucos, e o teste do olhinho deve ser realizado logo após o nascimento para identificar possíveis doenças, como catarata ou retinoblastoma.

A partir dos 6 meses de idade, é recomendado que o bebê passe em consulta com o oftalmologista para fazer check-ups periódicos. Casos como estrabismo ou obstrução do canal lacrimal são relativamente comuns nesta fase, mas podem ser controlados por meio de tratamentos adequados.

Consulta oftalmológica em crianças

A visão da criança é considerada madura a partir dos 5 anos de idade. Esta é uma fase da vida em que há um aumento significativo nas atividades do dia a dia, especialmente na vida escolar. É essencial ficar atento a possíveis dificuldades que a criança pode estar enfrentando em relação à sua visão, pois elas ainda não sabem expressar claramente quando sentem alguma alteração.

As principais doenças que são investigadas nesta idade incluem a miopia, astigmatismo e hipermetropia, além da ambliopia.

Consulta oftalmológica em adolescentes e adultos

Alterações como miopia e astigmatismo são ainda mais comuns nesta fase da vida, sendo geralmente indicado o uso de óculos ou lentes de contato. A consulta com o oftalmologista deve ser realizada regularmente para acompanhar o desenvolvimento desses problemas e garantir a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes.

Além das consultas de rotina, são comuns as consultas emergenciais para tratamento de infecções, inflamações, conjuntivites, traumas oculares, presença de corpo estranho, queimaduras oculares, dentre outras causas. Estas consultas podem ser necessárias em qualquer fase da vida.

Consulta oftalmológica em idosos

Na terceira idade, há maior chance de que os pacientes apresentem doenças como catarata e degeneração macular relacionada à Idade, reforçando a necessidade de acompanhamento especializado. Em geral, quem cuidou da saúde ocular ao longo da vida, passando periodicamente por uma consulta com o oftalmologista, tende a desenvolver menos transtornos graves na terceira idade.

Quais os exames realizados na primeira consulta oftalmológica?

A primeira consulta com o oftalmologista, independentemente da idade, deve incluir uma anamnese criteriosa, realizada primeiramente a partir de uma conversa com o paciente. Neste primeiro momento, o especialista deverá conhecer o histórico clínico do indivíduo, além de suas queixas oculares, hábitos e histórico familiar de doenças nos olhos. Os exames irão variar de acordo com a idade do paciente, mas uma consulta oftalmológica de rotina consiste em:

  • Medida da acuidade visual;
  • Exame externo ocular;
  • Exame dos anexos oculares (pálpebras, cílios);
  • Exame da motilidade ocular (avaliar presença, ou não, de estrabismo);
  • Exame de refração (verificar o grau);
  • Exame de fundo de olho;
  • Exame de biomicroscopia (exame detalhado do globo ocular na lâmpada de fenda);
  • Avaliação do senso cromático (verificar presença de daltonismo).

Estes são os exames básicos e essenciais de uma consulta oftalmológica. Porém, em nossa clínica, julgamos necessária a realização de outros exames oftalmológicos para uma avaliação ocular completa e segura do paciente. Sendo assim, incluímos alguns outros exames em nossa consulta de rotina, sem cobrar valores extras para sua realização. Em nossa consulta de rotina, são realizados também: Retinografia, Ceratoscopia, Paquimetria e Tonometria (medida da pressão ocular).

Quais as principais doenças que podem ser detectadas em uma consulta de rotina/checkup oftalmológico?

Diversas doenças podem ser detectadas a partir dos exames e das avaliações clínicas realizados na consulta de rotina com o oftalmologista. Seguem alguns exemplos:

  • Ametropias (como miopia, hipermetropia e astigmatismo);
  • Glaucoma;
  • Catarata;
  • Ambliopia;
  • Estrabismo;
  • Ceratocone;
  • Alergias oculares;
  • Tumores oculares;
  • Doenças sazonais, como conjuntivites alérgicas.

Dica: faça perguntas ao oftalmologista e tire suas dúvidas

Além de ser um momento essencial para diagnosticar precocemente as principais alterações oculares, ajudando na prevenção e tratamento de doenças que podem afetar a visão, a consulta com o oftalmologista é um momento muito importante para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da saúde dos olhos. Aproveite este encontro para fazer perguntas a respeito dos principais cuidados que devem ser tomados e sobre os principais sinais de alerta para doenças oculares.

Para saber mais sobre a primeira consulta com o oftalmologista e tirar todas as suas dúvidas, entre em contato e agende uma consulta na Clínica de Olhos.

Fontes:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Sociedade Brasileira de Pediatria

Entre em contato
e agende uma visita.