Conheça as melhores opções para tratar doença ocular progressiva que afeta as córneas
O ceratocone é uma condição ocular progressiva e não inflamatória que afeta a córnea, a parte frontal transparente do olho. Nessa patologia, a córnea começa a se curvar para fora, adquirindo uma forma cônica irregular em vez de manter sua forma arredondada normal. Isso leva a uma deterioração gradual da visão, causando astigmatismo e miopia irregular, o que pode dificultar tarefas cotidianas, como dirigir, ler ou até mesmo reconhecer rostos.
MARQUE UMA AVALIAÇÃO COM A CLÍNICA DE OLHOS!
Causas de ceratocone
Um dos mais importantes fatores para auxiliar o médico a escolher os melhores tratamentos para ceratocone está em conhecer a causa da enfermidade. Estas ainda não são completamente compreendidas pela ciência, mas existem alguns fatores que parecem contribuir para o seu desenvolvimento.
Um dos principais é a predisposição genética, visto que o histórico familiar de ceratocone aumenta significativamente o risco de uma pessoa desenvolver a condição. Algumas pesquisas também sugerem que o enfraquecimento das fibras colágenas na córnea pode desempenhar um papel fundamental, tornando-a mais suscetível a mudanças estruturais.
Além disso, o atrito crônico causado pelo hábito de coçar os olhos com frequência, especialmente em indivíduos com alergias oculares, pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento ou na progressão do ceratocone.
Diagnóstico e sintomas da ceratocone
O diagnóstico preciso do ceratocone muitas vezes envolve o uso de instrumentos especializados, como a topografia corneana e a tomografia de coerência óptica (OCT), que fornecem imagens detalhadas da córnea, permitindo ao médico avaliar a sua curvatura e espessura.
Além disso, o oftalmologista pode realizar um exame de refração para determinar o grau de astigmatismo e miopia irregular. Em estágios avançados, a observação da córnea com uma lâmpada de fenda pode revelar sinais adicionais, como cicatrizes ou afinamento corneano.
Um diagnóstico precoce é fundamental para garantir as melhores abordagens de tratamentos para ceratocone. Já com relação aos principais sintomas da doença, podemos citar abaixo:
- Visão embaçada ou distorcida;
- Sensibilidade à luz (fotofobia);
- Dificuldade em enxergar à noite;
- Halos e visão dupla;
- Mudanças frequentes na prescrição de óculos.
SAIBA MAIS SOBRE A AVALIAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE CERATOCONE!
Tratamentos para ceratocone
Podemos afirmar que existem dois principais tratamentos para ceratocone: o cirúrgico e o conservador. Ambos têm suas particularidades, sobre as quais falaremos melhor abaixo.
Tratamento cirúrgico
Dentre os tratamentos para ceratocone, a alternativa cirúrgica é considerada em casos em que medidas não invasivas, como o uso de lentes de contato especiais, não proporcionam melhora na visão ou conforto ao paciente. Quando falamos em procedimentos cirúrgicos, o transplante de córnea, também conhecido como ceratoplastia, é uma opção.
Nesta alternativa, a porção afetada ou toda a córnea é substituída por uma córnea saudável de um doador falecido. O transplante de córnea pode ajudar a restaurar a visão e melhorar a qualidade de vida de pacientes com ceratocone avançado, embora possa exigir um período de recuperação e cuidados pós-operatórios.
Como é feito o tratamento?
O transplante de córnea para o tratamento para ceratocone é geralmente realizado sob anestesia local ou geral. Durante o procedimento, o oftalmologista remove a porção afetada ou a totalidade da córnea do paciente e a substitui pela córnea saudável de um doador. Esta nova córnea é fixada no lugar com suturas delicadas.
Após o transplante, o paciente requer cuidados pós-operatórios para prevenir infecções, e é comum utilizar colírios e seguir um regime específico de medicação para ajudar na cicatrização e reduzir o risco de rejeição do tecido doado.
Quando é indicado?
A operação é recomendada em estágios avançados do ceratocone, quando outras opções de tratamento não são mais eficazes para melhorar a visão ou o conforto do paciente. Pacientes com ceratocone que experimentam perda significativa da visão, dificuldade severa para realizar atividades diárias e que apresentam erosões corneanas frequentes devido à irregularidade corneana podem ser considerados candidatos ao transplante de córnea.
Tratamento conservador
Entre as opções conservadoras estão o uso de óculos ou lentes de contato especiais, como as lentes de contato rígidas gás-permeáveis, que ajudam a fornecer uma superfície visual mais regular, compensando a irregularidade da córnea. Além disso, técnicas avançadas de adaptação de lentes de contato podem ser aplicadas para maximizar a visão corrigida do paciente.
Como é feito o tratamento?
Para casos iniciais, frequentemente são prescritos óculos ou lentes de contato especiais para corrigir a visão e proporcionar conforto ao paciente. Quando a condição progride ou a visão não pode ser corrigida adequadamente com esses métodos, o crosslinking corneano é uma opção. Durante o procedimento de crosslinking, a superfície da córnea é saturada com riboflavina (vitamina B2) e exposta à luz ultravioleta para fortalecer e estabilizar a córnea, visando retardar a progressão do ceratocone.
Quando é indicado?
O crosslinking corneano é geralmente indicado para pacientes com ceratocone em estágios iniciais ou moderados, onde há evidências de progressão da doença, como mudanças na curvatura corneana ou perda de visão significativa. Também é considerado em pacientes mais jovens, especialmente quando a progressão do ceratocone pode ser mais rápida.
Onde fazer uma avaliação oftalmológica completa em Carapicuíba?
Para fazer uma avaliação ocular completa e diagnosticar doenças oftalmológicas como o ceratocone, é preciso contar com uma equipe médica altamente qualificada e experiente. Em Carapicuíba, a Clínica de Olhos se destaca como referência na área da oftalmologia e de tratamentos em geral para patologias oculares.
Agende sua consulta com a Clínica de Olhos.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Sociedade Brasileira de Ceratocone