Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Cirurgia de catarata

Cirurgia de catarata
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça como funciona essa cirurgia oftalmológica, único tratamento capaz de tratar catarata.

A cirurgia de catarata é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de tratar a catarata. É válido destacar que a cirurgia é o único tratamento oftalmológico existente capaz de resolver este problema, não existindo opções alternativas clínicas e à base de colírios que levem à cura da doença.

O principal objetivo da cirurgia de catarata é retirar o cristalino que se tornou opaco (a catarata em si), implantando em seu lugar uma lente intraocular, que será responsável por exercer sua função natural.

Agende sua consulta com a Clínica de Olhos!

Quando ela é indicada?

Antigamente, a cirurgia de catarata era recomendada apenas para pacientes com estágio avançado de catarata ocular. No entanto, atualmente, com a melhora da técnica cirúrgica e maior segurança para o paciente, o procedimento é indicado para qualquer pessoa que esteja com a sua visão prejudicada em decorrência da doença.

A oftalmologia, atualmente, compreende que quanto mais cedo for descoberta a enfermidade, mais rapidamente poderá acontecer a recuperação. Assim, menores serão as chances de complicação durante o procedimento cirúrgico.

O que esperar da cirurgia de catarata?

Ao realizar uma avaliação para cirurgia de catarata, o cirurgião oftalmologista solicitará exames pré-operatórios para analisar o estado clínico atual do paciente, bem como o risco cirúrgico. Esta avaliação normalmente é solicitada a um médico clínico geral, cardiologista ou outro médico que esteja acompanhando alguma patologia específica daquele paciente.

Além desta avaliação pré-operatória e dos exames oftalmológicos necessários para ter uma indicação precisa da cirurgia de catarata, o oftalmologista irá realizar um exame chamado Biometria Ocular, que serve para determinar o grau da lente intraocular a ser implantada durante a cirurgia.

Nesta consulta de avaliação para cirurgia, o médico questionará também o paciente a respeito dos medicamentos de uso de rotina desse paciente, bem como perguntar sobre seu histórico de saúde. São abordados também os tipos de lentes intraoculares disponíveis e qual a mais indicada para aquele paciente.

Aproveite este momento para levar todas as suas dúvidas sobre o procedimento para o médico.

Saiba mais sobre a cirurgia de catarata!

Agende uma consulta

Como é o pré-operatório da cirurgia?

Durante a fase pré-operatória da cirurgia de catarata, é comum que o especialista receite alguns colírios antibióticos e anti-inflamatórios. Esses medicamentos ajudam na prevenção de infecções oculares e eventuais complicações no pós-operatório.

Lembre-se que, por mais que seja um procedimento simples e rápido, ainda estamos falando sobre uma cirurgia. Portanto, para que a intervenção obtenha êxito, busque seguir as orientações médicas, que costumam incluir:

  • Realização de jejum de oito horas;
  • Utilizar roupas confortáveis no dia da cirurgia;
  • Não utilizar maquiagem, principalmente na região dos olhos, no dia do procedimento;
  • Manter medicamentos de uso de rotina, observadas as orientações do cirurgião;
  • Garantir período suficiente de afastamento das atividades laborais pelo tempo indicado pelo cirurgião.

Como a cirurgia de catarata funciona?

Em poucas palavras, o cirurgião irá aspirar o cristalino que se tornou opaco (catarata) a partir de uma microscópica incisão. Em seguida, a estrutura é substituída por uma nova lente intraocular artificial. Esta técnica é conhecida como facoemulsificação com implante de lente intraocular. Vamos conhecê-la melhor na sequência:

Facoemulsificação

A Facoemulsificação é uma das técnicas existentes para cirurgia de catarata, na qual utiliza-se o ultrassom para fragmentar o cristalino, possibilitando assim a sua aspiração através de uma espécie de caneta fina e delicada (sonda de infusão e aspiração). Esta sonda é introduzida no olho através de uma incisão na córnea de aproximadamente 2mm, local pelo qual também será implantada a lente intraocular.

Pode ser associada à esta técnica de Facoemulsificação o Laser Femtosegundo.

É válido salientar que outro aspecto indispensável da cirurgia de catarata é a correta higienização durante todo o procedimento (antes, durante e depois). Este processo evita a contaminação, que pode acontecer a partir das floras bacterianas do corpo — seja do médico, seja do próprio paciente.

Extração extracapsular do cristalino

Embora seja menos utilizada, a extração extracapsular do cristalino (EECP) é uma técnica que consiste na remoção total do cristalino de forma manual. Assim, o médico remove a catarata, e pode substitui-la por uma lente intraocular transparente rígida ou dobrável.

Tal processo, em geral, necessita de pontos na córnea para o correto fechamento da incisão. Seu processo de recuperação é mais lento do que o da facoemulsificação. Atualmente, esta técnica é muito pouco utilizada.

Como é a recuperação?

O período de recuperação da cirurgia de catarata realizada através do método de Facoemulsificação costuma levar de 02 a 07 dias. Durante esta fase, o paciente pode sentir alguma sensibilidade à luz nos primeiros dias, além de um leve incômodo, similar à presença de um cisco no olho.

Contudo, tais sinais devem ser sempre levados ao conhecimento do oftalmologista, durante as primeiras consultas no oftalmologista de pós-operatório. É comum que na primeira semana após a cirurgia, o médico receite alguns colírios e até mesmo antibióticos. É indispensável fazer o uso da medicação nos horários corretos.

Perguntas frequentes sobre a cirurgia de catarata

Algumas dúvidas são frequentes por pacientes que desejam se submeter ao procedimento de cirurgia de catarata. Vamos esclarecê-las, uma a uma, abaixo:

É possível voltar a enxergar sem óculos após o procedimento?

É preciso que o médico realize um estudo minucioso sobre a vida do paciente. Mas, em geral, a acuidade visual é devolvida a ele após a cirurgia de catarata, sempre que possível, a depender do seu estilo de vida. Se antes a operação se limitava a devolver a visão possível ao paciente, hoje ela tem como finalidade também libertá-lo do uso de óculos.

Vou continuar usando óculos após a cirurgia de catarata?

Esta questão dependerá do tipo de lente intraocular a ser utilizado na cirurgia. Existem alguns tipos de lentes, a saber: monofocais, multifocais, trifocais e lentes tóricas. No entanto, a escolha da lente depende da indicação para cada caso, de acordo com as condições oftalmológicas do paciente.

É possível ficar cego após a cirurgia de catarata?

É estimado que 95% dos pacientes que passam pela cirurgia têm a recuperação da visão para as mesmas condições anteriores à doença. Casos isolados de cegueira após o procedimento apontam que eles foram provenientes de infecção bacteriana, que só ocorre quando as medidas sanitárias e de higienização não são adotadas corretamente.

A catarata pode voltar após a cirurgia?

Não. É um mito. O que pode acontecer depois de anos é a opacificação da cápsula posterior do cristalino, que traz, como consequência, uma visão borrada. Embora seja chamada popularmente de “segunda catarata”, não significa a volta da doença. O tratamento para este tipo de opacificação é realizado através de um tipo de Laser chamado Yag Laser – procedimento simples, rápido e indolor.

A cirurgia de catarata causa dor?

Não, a cirurgia de catarata não causa nenhum tipo de dor para os pacientes.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

A cirurgia é realizada em centro cirúrgico com uso de anestesia tópica (colírios anestésicos) e a depender do caso, sob sedação. Tem duração aproximada de 15 a 20 minutos. Seu tempo de recuperação leva, em média, de dois a sete dias.

Para esclarecer mais dúvidas sobre a cirurgia de catarata, entre em contato e agende uma consulta na Clínica de Olhos.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica;

Sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Entre em contato
e agende uma visita.