Curva Tensional Diária (CTD)

Compreenda o que é e qual a função do exame de curva tensional diária

A curva tensional diária (CTD) é utilizada para medir a pressão intraocular do paciente. Ela serve tanto para diagnósticos, como para o acompanhamento do tratamento de glaucoma, uma das mais sérias doenças que acometem os olhos.

Agende o exame de curva tensional diária com a Clínica de Olhos!

Para que serve o exame de curva tensional diária (CTD)?

O exame CTD serve para a medição da pressão ocular diversas vezes ao longo de um mesmo dia. O exame é eficiente para:

• Observação da variação da pressão ocular ao longo do dia, a qual é passível de ser alterada por condições de sono, luminosidade e demais fatores corporais e ambientais;
  • Este exame é especialmente útil para o diagnóstico de alguns tipos de glaucoma. Possibilita, ainda, o monitoramento e o controle da pressão intraocular, via ação medicamentosa, novamente em casos de portadores de glaucoma.

Como é realizado o exame?

Neste exame, é utilizado um equipamento chamado tonômetro para fazer várias medições da pressão intraocular. Tais medições se distinguem por serem levadas adiante em horários diferentes de um só dia, o que é chamado de minicurva tensional.

Para fazer o exame, o médico oftalmologista encosta o tonômetro no globo ocular do paciente para aferir a pressão em questão. As diferentes medições fornecem um gráfico que reporta as nuances e as variações da pressão existente no interior do globo ocular do paciente.

Faça o exame de curva tensional diária com a Clínica de Olhos!

Para quem é indicado o exame de curva tensional diária (CTD)?

Este exame serve, em especial, aos pacientes que sofrem com glaucoma, doença derivada de um aumento anormal da pressão do globo ocular, que pode causar lesões no nervo óptico e comprometer a visão.

Mesmo as pessoas com suspeita de glaucoma ou qualquer outro sintoma que pode causar o aumento da pressão intraocular podem realizar o exame de curva tensional diária (CTD).

O exame demonstra até que ponto o glaucoma e doenças correlatas estão ou não atingindo a visão de um paciente.

Quando a pressão ocular é considerada normal?

De forma geral, uma pressão dos olhos considerada normal apresenta valores entre 10 a 21 mmHg (uma unidade de medida própria para a medição da pressão intraocular).

Esta pressão ocular esperada pode ser medida pelo oftalmologista através de um exame chamado de tonometria.

Mas vale deixar um alerta: um grande número de pacientes com pressão considerada normal (algo em torno de 16 mmHg, por exemplo) podem, ainda assim, desenvolver o glaucoma. Porém, isso depende da vulnerabilidade de cada um à doença.

A pressão intraocular elevada, embora perigosa, não implica que exista necessariamente um glaucoma. No entanto, trata-se de um fator de risco que deve ser acompanhado periodicamente, visando o diagnóstico de sinais precoces de danos ao nervo óptico.

Quando e onde posso realizar este exame?

Hospitais oftalmológicos, consultórios de oftalmologia e serviços públicos ou privados voltados à saúde dos olhos são os locais mais indicados para a execução do exame de curva tensional diária (CTD).

Em contrapartida, recomenda-se a realização do exame de curva tensional diária (CTD) para toda e qualquer pessoa que tenha suspeita de glaucoma ou que já esteja em tratamento do glaucoma.

Recomendações a serem feitas sobre o exame de curva tensional diária (CTD)

Vale ressaltar que este exame pode ser difícil de ser feito em crianças pequenas. Nestes casos, é imprescindível que os pais estejam presentes para acompanhar a realização do procedimento.

Para realizar o exame de curva tensional diária (CTD), é utilizado um colírio anestésico que não prejudica a visão e proporciona uma sensação de amortecimento aos olhos, que dura cerca de 10 minutos.

Pessoas que fazem uso de medicamentos ou colírios para a visão não precisam suspender seu uso quando forem realizar o exame de curva tensional diária (CTD). Já os pacientes que fazem uso de lentes de contato, não devem utilizá-las no dia do exame.

Os cuidados com os olhos e o tratamento de doenças que acometem esses órgãos são de responsabilidade da Oftalmologia. Entre em contato e agende sua consulta!

Sociedade Brasileira de Glaucoma

Conselho Brasileiro de Oftalmologia