Buscar
  • @clínicadarciosilveira

CUIDADOS COM A VISÃO NO CARNAVAL


Época de muita festa, folia e purpurina! O carnaval tem várias opções para nos divertirmos, porém não podemos deixar de lado os cuidados com a nossa visão neste momento. É muito importante usarmos de forma correta as maquiagens. Purpurina, sombras com glitter, lápis de olho e rímel devem ser aplicados com as seguintes cautelas:

  • use sempre maquiagem de boa qualidade e dentro do prazo de validade;

  • não exagere na quantidade de maquiagem nos olhos ou melhor ainda: evite glitter e purpurina na região ocular.

Estes produtos podem arranhar a córnea, servindo ainda como porta de entrada para bactérias e vírus que causam irritações. Em casos mais graves, podem levar a uma úlcera de córnea;

  • tenha muito cuidado para não deixar a maquiagem entrar nos olhos;

  • os sprays de espuma são grandes vilões para a nossa visão! A espuma pode causar sensação de areia nos olhos, vermelhidão, dor e outros tipos de reações alérgicas. Caso a espuma entre em contato com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente. Não melhorando, procure um oftalmologista e não use colírios sem recomendação médica.

  • não compartilhe com outras pessoas suas maquiagens para os olhos;

  • após a festa, tire toda a maquiagem com um demaquilante específico para região dos olhos e lave bem o rosto.

Carnaval pode ser sinônimo de praia e piscina para alguns. Nestes casos, os cuidados com os olhos também devem ser redobrados. A água do mar e o cloro da piscina podem causar ardência e vermelhidão nos olhos, bem como uma sensação de olho seco. Além disto, estes ambientes podem concentrar diversos vírus e bactérias causadores de infecções ocular, como por exemplo a tão temida conjuntivite (inflamação da membrana que reveste a parte externa do globo ocular). Por isso, recomenda-se lavar os olhos com água corrente após sair do mar ou piscina. O uso dos óculos de sol com proteção contra raios solares UVA e UVB também é obrigatório para proteger nossa visão. Usar óculos de procedência duvidosa (falsificados) é mais perigoso para os olhos do que não usar nada. Vamos à explicação: ao usarmos óculos escuros, nossa pupila se dilata, abrindo passagem para mais radiação, com o objetivo de captar mais luz. Se não estivermos com óculos com proteção contra raios ultravioleta, nossa visão não estará protegida. Sem a devida proteção, os raios solares penetram com mais facilidade nos olhos, o que pode danificar regiões como o cristalino e a retina.

Agora que já sabe sobre alguns cuidados com a sua visão no carnaval, aproveite sua festa!


0 visualização

R. Maria Helena, 107 - Centro, Carapicuíba - SP, 06320-070, Brasil

Tel.:  (11) 4184 6060 | (11) 4184-2695 | (11)97352-8267 WhatsApp

©2020 by Clínica de Olhos Dárcio Silveira.