Problema tem se tornado comum, mas existem maneiras de evitá-lo. Saiba como.
O uso do computador — e das telas em geral — é uma das causas mais comuns de fadiga ocular, porque há uma tendência a piscar com menos frequência quando se está em frente às telas. Essa condição, por afetar cerca de 75% a 90% dos usuários de computador, ganhou um nome: síndrome da visão do computador. Saiba mais sobre este assunto lendo o texto a seguir.
Proteja seus olhos da Síndrome da Visão do Computador!
O que é a síndrome da visão do computador?
A síndrome da visão do computador, também conhecida como fadiga ocular digital, descreve um grupo de problemas relacionados aos olhos e à visão que resultam do uso prolongado de computadores, tablets e celulares.
Essa condição é considerada um tipo de lesão provocado por esforço repetitivo. Ou seja, quanto mais você repetir o padrão de manter os olhos focados no monitor por um longo período sem piscar, mais o problema pode se agravar.
Quais são os sintomas dessa condição?
A síndrome da visão do computador pode causar sintomas diversos, como:
- Visão turva;
- Visão dupla;
- Olho seco;
- Desconforto ocular;
- Fadiga ocular;
- Coceira nos olhos;
- Vermelhidão ocular;
- Lacrimejamento;
- Dor de cabeça;
- Dor no pescoço e ombro.
A maioria desses sintomas é de curta duração e costuma desaparecer ou diminuir quando a pessoa deixa de usar as telas com frequência.
Quais são as causas dessa síndrome?
Uma das principais causas da síndrome da visão do computador é a redução no número de piscadas quando as pessoas estão na frente de uma tela, o que causa ressecamento ocular e a consequente sensação de olhos secos.
Ao permanecermos muito tempo em frente às telas, o olho faz mais esforço para acompanhar tudo o que acontece. Isso, associado à má postura e à má iluminação do ambiente, causa fadiga ocular.
Pessoas que têm um histórico de doenças oculares ou erros de refração, como miopia, astigmatismo e presbiopia, são mais propensas a desenvolver a síndrome da visão do computador.
Tem dúvidas sobre a síndrome da visão do computador? Agende uma consulta.
Como a SVC é diagnosticada?
A síndrome da visão do computador é diagnosticada pelo médico oftalmologista com base nos sintomas apresentados pelo paciente, seus hábitos e histórico de saúde.
Geralmente, um exame ocular de rotina também é realizado, e, caso julgue necessário, o especialista pode solicitar outros exames para descartar a presença de doenças que podem afetar a saúde ocular.
Descubra como prevenir a Síndrome da Visão do Computador e mantenha seus olhos saudáveis!
Como tratar a síndrome da visão do computador?
O tratamento da síndrome da visão do computador é feito basicamente com alterações nos hábitos de vida e no ambiente do paciente, o que inclui:
- Descansar os olhos por pelo menos 15 minutos após cada 2 horas de uso do computador ou dispositivo digital;
- A cada 20 minutos, olhar para uma distância de pelo menos 20 metros do computador por pelo menos 20 segundos;
- Aumentar o tamanho da fonte do computador;
- Reduzir o brilho das fontes de luz do ambiente;
- Usar um filtro para reduzir o brilho da tela;
- Manter a tela do computador cerca de 4 a 5 centímetros abaixo do nível dos olhos e cerca de 40 a 50 centímetros dos olhos;
- Lembrar-se de piscar com frequência;
- Manter o ambiente úmido (se necessário, use um umidificador);
- Manter-se hidratado;
- Usar colírios lubrificantes;
- Ajustar a prescrição de óculos e lentes de contato;
- Manter a cadeira a uma altura que permita que seus pés fiquem apoiados confortavelmente no chão.
Como evitar a SVC?
Embora comum, a síndrome da visão do computador pode ser evitada com medidas simples. Algumas delas estão listadas abaixo:
- Certifique-se de fazer pausas frequentes, olhando para longe do seu computador de vez em quando;
- Foque sua visão em pontos distantes ao longo do dia, pois isso ajuda a descansar os olhos;
- Utilize uma iluminação adequada no ambiente de trabalho. Se puder, evite sentar-se sob luzes fluorescentes brilhantes, pois isso pode intensificar os sintomas causados pela síndrome da visão do computador;
- Se for possível, mova a tela para que ela não fique sujeita a ofuscamento ou instale uma tela antirreflexo no monitor;
- Certifique-se de que sua cadeira e mesa estejam na altura certa.
Fontes: